Insulfilm residencial e automotivo, diferenças

Quando decidimos aplicar um insulfilm residencial ou automotivo, muitas dúvidas podem surgir, e uma delas pode ser em relação à diferença entre a película para carros e a para casas. Essa escolha, no entanto, não precisa ser complicada, pois ambas as proteções são próprias para cada situação. Por isso, conheça as diferenças entre o insulfilm residencial e o insulfilm automotivo e como escolher a melhor película para vidros para seu automóvel ou residência.

Exemplo de insulfilm residencial jateado | Foto: Insulfilme RJ

Diferença entre insulfilm residencial e automotivo

O insulfilm é uma película de poliéster aplicada por cima de um vidro, de casas e/ou automóveis, com o intuito de bloquear raios solares, reduzir a luminosidade e garantir mais privacidade para os proprietários. Essas películas de vidro podem ser feitas de materiais distintos, que se adaptam ao tipo de janela em que será aplicada, além de garantirem funcionalidades diferentes, desde espelhamento até blackout. Os insulfilmes residenciais, além de ajudarem no bloqueio dos raios solares, garantem uma redução de calor de até 80% dentro do ambiente. 

Além disso, outra diferença entre o insulfilm residencial e o insulfilm automotivo são as leis de aplicação. As películas para casas não seguem regras ou limitações em seu uso, ficando ao gosto do usuário quão escuro será o insulfilm, além dele também poder escolher outras características como textura e cor.

Para automóveis, contudo, a aplicação da película para carro deve seguir uma série de regras para garantir a segurança no trânsito. De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), existem limitações para cada vidro do automóvel, o que garante a visibilidade do motorista e daqueles que estão ao seu redor.

Insulfilm residencial

O insulfilm residencial possui os mesmos objetivos que a película para carro: proteger de raios solares, criar resistência para os vidros, reduzir o calor no ambiente e garantir privacidade aos proprietários. Essa película, contudo, não precisa seguir regras, como o insulfilm automotivo. O insulfilm residencial é feito para criar um ambiente agradável aos moradores, e garante segurança, privacidade e liberdade para o cliente escolher o que deseja para suas janelas.

Além disso, essa película garante a proteção do usuário contra os problemas causados pela exposição excessiva ao sol. Outra vantagem é que a proteção contra os raios UV colabora com a durabilidade dos móveis e da pintura interna da casa.

Insulfilm Carbon 5 é ideal para aqueles que desejam privacidade | Foto: Insulfilme RJ

Outra qualidade associada ao insulfilm residencial, principalmente os espelhados, é o controle de temperatura interna. Durante épocas mais quentes, o ambiente fica mais fresco, pois o calor é refletido para a área externa da casa. Em períodos frios, no entanto, o local permanece agradável, e a película serve como uma “manta”.

Além disso, essa película de vidro pode ser usada como apetrecho decorativo, já que algumas delas têm desenhos e cores distintas, cabendo ao cliente personalizar as películas. Outro detalhe é que os insulfilmes são como acessórios para a casa, por isso, não é necessário constar a presença das películas nos projetos da casa ou prédio.

A única questão que exige atenção, antes de instalar o insulfilm residencial, é verificar se o vidro que irá receber a película está em bom estado, permitindo a aderência do produto e evitando o surgimento de bolhas de ar ou outros problemas. Assim, essa inspeção pode ser resolvida com uma avaliação prévia por profissionais qualificados.

Qual o insulfilm ideal?

A diferenças entre o Insulfilm residencial e automotivo é aquele que atende a todas as expectativas do usuário, garantindo a proteção necessária. Além disso, deve ser aplicado de maneira correta, após uma avaliação do local. Um bom insulfilm residencial garante a privacidade da casa, o bloqueio dos raios solares (UVB), a reflexão de luz solar, possui a transmissão de infravermelho curto e promove a resistência dos vidros, com força de adesão, aumento na espessura e redução de calor.

Alguns exemplos de insulfilmes residenciais são:

  • Insulfilm jateado: garante o básico da privacidade e da proteção solar, sendo também películas decorativas; 
  • Película fumê: feita para a redução da passagem de luz, garantindo mais privacidade; 
  • Insulfilm espelhado: promove um ar decorativo e, além disso, é ideal para a redução de calor no ambiente; 
  • Película antivandalismo: garante o fortalecimento dos vidros, evitando que sejam facilmente perfurados, quebrados ou danificados.


O Insulfilm espelhado é perfeito para diminuir a temperatura e decorar a residência | Foto: Insulfilme RJ

Já para aqueles que têm como principal objetivo a garantia de privacidade, o insulfilm de privacidade é o ideal. Com a coloração mais escura do mercado, essa película garante a pouca visibilidade dos vidros de fora para dentro.

Antes de colocar a película para vidros, é fundamental estudar qual é o insulfilm residencial perfeito para você. Além disso, para garantir um bom serviço, contrate um profissional que irá avaliar sua situação e realizar uma aplicação de qualidade.

Saiba mais perguntando a um de nossos consultores Whatasapp (21) 2776-0400